Como foram de passagem de ano? Extrapolaram muito na comilança? Se sim.... não se preocupem!! Sabemos que isso sempre acontece... Então é hora de correr atrás do prejuízo, né?
Se você apenas quiser, pode parar de ler por aqui, porque as informações abaixo não irão te ajudar, porque não vou trazer nenhuma dieta momentânea. Mas sim um estilo de vida.
Agora se vc quer mesmo... e deseja bastante, vamos continuar.
2º Passo: PENSAR MAGRO!!
A maioria dos casos de obesidade está ligado às questões psicológicas. Porque pensamos como "gordos", me coloco no meio, porque como estou no processo de emagrecimento, este ainda não foi concluído. O que seria ter a mente gorda? Uma pessoa com a mente gorda mal acaba de almoçar e já sente "fome" de comer um chocolate. Já uma pessoa com a mente magra resiste à tentação: "gostaria de comer um chocolate, mas acabei de almoçar"! Percebeu a diferença?
Quem pensa gordo se sente triste ao olhar e não comer um alimento hiper calórico ou arranja uma desculpa para comê-lo: "não quero magoá-la, portanto vou comer o que ela preparou". Quem pensa magro se sente feliz por não comer o que não deveria comer.
Quem pensa gordo sente compulsão por esvaziar o prato, às vezes até a panela, precisa ver a comida acabar. Quem pensa magro come até se sentir satisfeito. Se ainda há comida no prato e a fome passou, simplesmente cruza os talheres.
Uma mente gorda não presta atenção no quanto come. É capaz de devorar um pacote de batata frita enquanto vê um capítulo da novela das oito. Uma mente magra conhece seus limites. Se exagera em uma refeição come menos na seguinte. Que diferença, né?
Quem pensa gordo busca refúgio na comida quando se aborrece, está triste ou tem problemas a resolver. Quando está chateado, quem pensa magro perde a vontade de comer.
Ao se frustrar com a balança, quem pensa gordo ataca a geladeira. Quem pensa magro passa a pegar mais firme na dieta, reduzindo a ingestão de calorias e aumentando a intensidade dos exercícios.
Quem pensa gordo se considera um injustiçado que come menos do que os outros e engorda mais. Quem pensa magro aceita as restrições alimentares que precisa adotar para emagrecer sem que isso seja uma tortura.
Ao atingir o peso desejado, uma mente gorda dá a dieta por encerrada e, aos poucos, volta a antigos (maus) hábitos. Uma mente magra sabe que o controle alimentar é para sempre, mas se permite extrapolar de vez em quando.
E então, se identificou com uma mente gorda? Vamos rever os pensamentos, e fiz isso e hoje penso como magra e tenho atitudes magras!!! Seja assim você também!!
3º Passo: LEITURA DE UM LIVRO!!
Um certo dia eu estava em casa, pesquisando e navegando na internet encontrei um blog muito interessante sobre emagrecimento, de nome muito sugestivo,
Pensando Magro, comecei a ler a história da Camilla Pires e achei extremamente motivadora. Me fez entender, à época, que eu era capaz, e se ela conseguiu, eu seria capaz de conseguir também.
Em seu blog ela diz que o que a ajudou a tomar a decisão de mudar foi o livro "Pense Magro"!!!!
Fui em busca dele na mesma hora na internet, não fiquei quieta até encontrá-lo para baixar e começar a ler na mesma hora.
De cara, a primeira tarefa já dada pelo autor é a de você montar um cartãozinho com uma lista
de todas as vantagens de emagrecer, então a ideia é você fazer um pra deixar na
carteira, outro na cabeçeira, outro como lista no computador, post-its
pra te lembrar de ler, vários e vários e vários, mas o importante é você ler todos os dias pra
que aquela lista fique cravada na sua memória, e quando sentir vontade
imensa de comer algo não planejado, você deverá parar, respirar e ler o cartão. Vai te
fazer pensar duas vezes antes de querer comer algo. Então, que tal começar hoje mesmo essa leitura? Você poderá baixá-lo
aqui.
A minha lista de vantagens você pode ver, nesse
link.
4º Passo: MUDANÇA DE HÁBITOS!!
Depois de tudo que foi dito até, já deve ter percebido que não milagres. Há trabalho e resultados de esforços realizados. Não há segredo para emagrecer. Às vezes de tão simples as pessoas não acreditam que seja possível um emagrecimento sem medicação ou cirurgia, mas sim um emagrecimento saudável. Mas eu te digo, é possível sim... o segredo é REEDUCAÇÃO ALIMENTAR + ATIVIDADE FÍSICA. Se tudo que você está fazendo não está surtindo os resultados que você espera, o que você tem que fazer?
MUDAR.... não irá conseguir resultados diferentes se continuar agindo da mesma forma. Então, vamos às mudanças que eu fiz e que sugiro que você faça também.
O que trocar:
- Refrigerantes - troque por água, chá gelado, suco integral de fruta e água de coco.
- Biscoitos recheados - por biscoito leite e mel, cream crack ou água e sal
- Nescau - substitua por café com leite, achocolatado zero ou chá
- Frituras - substitua por fazer as mesmas preparações só que assadas
- Açúcar Branco - troque por Adoçante sucralose Linea ou Açúcar Mascavo
- Pão Branco - substitua por pão integral light ou integral multi grãos
- Chocolate ao Leite - troque por chocolate meio amargo 50% cacau ou Diet
- Tortas Doces e bombons - troque por
banana com canela / gelatina com iogurte natural / polenguinho com
geleia diet / gelatina zero
- Leite Integral - substitua por leite semidesnatado
- Macarrão - troque por macarrão integral
- Manteiga - substitua por cream cheese light
O que incluir:
- Frutas;
- Legumes;
- Verduras
- Saladas
- Brotos
- Fibras
- 2 litros de água por dia
- Castanha de Caju
- Castanha do Pará
- Amêndoas
- Nozes
- Ameixa Seca
- Uvas Passas
- Queijo Branco
- Queijo Cottage
Nesse
link eu conto um pouco mais sobre minha reeducação alimentar. Leia mais, abra a mente para os alimentos, não diga que não gosta sem experimentar. E lembre-se nessa fase você deve comer de tudo para saber quais as melhores trocas, substituições e inclusões para o seu paladar. E não esqueça, não é dieta. Mas sim reeducação alimentar.
5º Passo: PLANEJAR A ALIMENTAÇÃO!!
Se nesse momento você está sem condições financeiras de procurar um nutricionista para fazer seu planejamento alimentar. É claro que não vai deixar de começar hoje mesmo seu processo de emagrecimento por causa disso, não é mesmo? Você precisa planejar suas refeições. Pois, você deve evitar as refeições não planejadas. Sempre que quiser um alcançar um objetivo, você deve anotar, planejar, isso te mostra seu foco e o caminho que você deve seguir. Então, pegue um caderno e uma caneta e comece agora mesmo a planejar as refeições dessa semana.
Lembre-se que você precisa:
*Comer de 3 em 3 horas, ou seja fazer as seguintes refeições (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde 1, lanche da tarde 2, jantar e ceia;
* Beber no mínimo 2 litros de água;
* Elimine hoje mesmo, doces, frituras, açúcar branco, pão branco, arroz branco, massas brancas em geral. Opte pelos integrais.
* Não pule nenhuma das refeições e não esqueça que são várias refeições mais de pequenas quantidades.
Faça esse planejamento para essa semana, evite deslizes. Não caía nas armadilhas da sua mente de que "só hoje pode", "só um pedacinho não faz mal". Lembre-se, comer é um vício e é necessário pensar como os alcoólicos anônimos: "SÓ POR HOJE EU NÃO VOU COMER ISSO" e assim ir vencendo um dia após o outro.
Leia mais dicas
aqui.
5º Passo: ATIVIDADE FÍSICA!!
Aqui está mais uma mudança de hábito. Será que você é como eu era? Que morria de preguiça de ir até mesmo na padaria na esquina de casa andando? Tinha que ir de carro.
A melhor forma de aumentar a taxa metabólica é atividade física. Quando praticamos algum exercício todo o nosso organismo se beneficia. Pense no exercício não apenas como a "queima do nº x de calorias". Saiba
que o exercício físico ativa o metabolismo por muitas horas e produz
endorfina, que é uma espécie de "hormônio do prazer".A prática de exercícios físicos, seja ele qual for, reduz o stress e a
ansiedade. Saiba que o stress favorece a produção e o armazenamento de
gordura, especialmente na região abdominal. E nós queremos exatamente o
contrário, não é mesmo?
Então, levante hoje mesmo o bumbum gordo desse sofá, e vá praticar uma atividade física. Comece com uma simples caminhada de meia hora por dia. Movimente seu corpo. Mexa-se!!!
No processo de emagrecimento, a reeducação alimentar representa 80% de todo o processo e a atividade física os outros 20%. Você quer ser saudável e ainda perder gordura no corpitcho? Então, MEXA-SE!! Não tem grana para ir à academia? Vá caminhar... Trabalha em local que tem escadas? Suba de escadas. Vai trabalhar de ônibus, desça um ou dois pontos antes. Estacione o carro mais distante do local que precisa ir. MOVIMENTE-SE... Isso é indispensável!!!
Leia como foi o meu início,
aqui.
Pessoal, desculpe por ter me estendido tanto. Mas precisava passar todas as informações mais importantes de uma vez só para essa leitora que decidiu pela mudança. Espero que essas dicas possam ajudar outras pessoas também.
E não esqueça nunca somente com foco, determinação e disciplina será possível alcançar, seu objetivo. Não importa quantos quilos precisa eliminar. O importante é se manter firme no propósito porque os resultados chegarão.
Vou lançar aqui um desafio, o mesmo que participei quando comecei.
1 - tire uma foto hoje de corpo inteiro, com uma roupa justa;
2 - Faça o seu planejamento alimentar e de atividades físicas;
3 - Faça seu cartão de vantagens;
4 - Se proponha aos desafio dos 30 dias sem jacar!!
5 - Depois desses 30 dias, vista a mesma roupa e tire uma foto na mesma posição.
Pode parecer difícil, mas é só pensar na psicologia do "só por hoje eu" e ir pensando um dia após o outro. Assim se vence um desafio.
"TOPA"???