segunda-feira, 24 de março de 2014

Posso treinar gripada?

Bom dia, genthy!!

Tudo bem com vocês?
Comigo tá assim, digamos, maaaaaaaaaaais ou meeeeenos!!!
Passei o final de semana inteiro gripada! Como mole, coriza, nariz entupido. Mas graças a Deus não tive febre. 

Ontem pensei que hoje pela manhã não teria ânimo e nem forças para levantar da cama para treinar. E ainda para pior tudo, o dia amanheceu frio e chuvoso aqui em Brasília. Mas quando o celular despertou, me mostrando a mensagem "Acorda para ficar bonita", vieram a #forçadevontade, #ânimo, #foco e #determinação e me tiraram de supetão da minha deliciosa caminha!!!

Me preparei, me equipei, comi meu famoso pré-treino (banana amassada + quinoa em flocos + canela). E fui para à academia. No meio do caminho me surgiu uma dúvida: será que posso treinar gripada? Faz bem ou piora o estado? Mesmo com a dúvida na mente fui e pensei depois pesquiso sobre isso.


Acabei de pesquisar e descobri o seguinte:

POSSO:
• Fazer 30 minutos de atividades moderadas em dias alternados se os sintomas são amenos e se resumem a dor de cabeça, nariz escorrendo ou tosse.
• Voltar à ginástica quando estiver quase boa. “As endorfinas liberadas pelo exercício têm efeito analgésico e relaxante muscular, por isso ajudam a aliviar sintomas leves”, explica o infectologista Artur Timerman, de São Paulo.
• Ficar na cama se a dor se espalhar além da cabeça. Ou seja, se tiver febre, infecção nas vias respiratórias (nariz, laringe, faringe, pulmões), febre e dores no corpo, descanse.
NÃO POSSO:
• Malhar até transpirar, o que não vai expulsar vírus e bactérias e curá-la. “Forçar o corpo além do limite
pode agravar sua condição, que está sensível”, avisa o médico.
• Retomar os treinos logo depois de sair de uma gripe forte. O ideal é esperar pelo menos duas semanas e voltar aos poucos. “Escutar o corpo é a melhor coisa. Se você se sentir mal na aula, pare na hora”, aconselha Timerman.

Então, pessoal, quando estiverem gripados, prestem atenção nessas dicas. Não deixem de treinar se os sintomas forem amenos como os meus. Mas não deixem de ouvir o corpo de vocês. Não treinem até o limite, forçando dessa forma seu organismo. Essa atitude não ajudará.

Ahhh e não se sinta culpado(a), se seu corpo pedir descanso nesses dias de resfriado. Ouça seu corpo, é a melhor coisa, ok?

beijos a todos
E boa semana!!!

Um comentário: