sexta-feira, 7 de junho de 2013

Tá liberado, sabia???


Aí você me pergunta: "Como assim liberado? Ovo aumenta as taxas de colesterol."
E eu te digo, durante décadas o ovo foi tido como perigoso, no entanto, saiba que ele já foi reabilitado por inúmeros pesquisadores do mundo todo.
E atenção: "ELE NÃO AUMENTA AS TAXAS DE COLESTEROL NO SANGUE COMO SE PENSAVA. DE QUEBRA AJUDA A EMAGRECER"...... se espantou??? Não fique!! Vou te explicar.

Ovos eram bombas de colesterol. Não eram apenas desaconselháveis, eram mortais. Eu uma vez cheguei a ouvir que a gema era como uma colher de sopa de óleo puro. Você consegue imaginar isso??? Como pode, não é mesmo?

O bom é que nos últimos anos, o ovo realmente vem sendo objeto de uma reabilitação. Você acredita que até os cardiologistas mais radicais que demonizaram os ovos como maiores vilões do coração, começaram a rever seus conceito. Isso serve para a gente ver que nenhuma verdade é absoluta, não é mesmo??

Então vamos quebrar um ovo! Nãooooooo... não... não é pra ir quebrar esse ovo, não!! Tá pirando?? kkkk
Deixa essa coisa de quebrar ovo, de lado, tá? Vamos só imaginar: Quando quebramos um ovo o encontramos?
Isso mesmo: casca, gema e clara!!! Não necessariamente nessa ordem, né? 

Você sabia que.....
CASCA
Ela é rica em cálcio, mas há uma polêmica sobre o seu uso na dieta para complementar os níveis do mineral. Isso porque pouco se sabe sobre quanto o corpo consegue de fato absorver do mineral vindo da casca. Então, é melhor não contar com ela para combater a osteoporose. Além disso, teme-se a contaminação, já que a casca seria a parte suja do ovo. (Ah!!! Vc sabe pq né?? Sabe muito bem por onde ele anda na pobrezinha da galinha, né?? kkkkkk)

GEMA
É a casa do colesterol, mas também é nela que se encontra a imensa maioria dos nutrientes, como as vitaminas e os sais minerais. Por longo tempo foi excluída da alimentação mas sem ela os benefícios do ovo são reduzidíssimos, você sabia??? Não?? Pois vai ficar sabendo agora.... "vamo junto"

CLARA
Sabe-se que ela é uma grande fonte de proteína. Mas, ao contrário do que se imagina, tem proporcionalmente até menos desse nutriente do que a gema, com seus 16gramas em cada 100gramas do alimento. No caso da clara, são 13gramas.

Saiba que o consumo de mais de um ovo por dia não causa impacto significativo sobre o risco de doenças coronarianas e derrame em homens e mulheres saudáveis. Já temos evidências claras de que para a maioria das pessoas o consumo de ovos não faz mal, ao contrário, até porque é um alimento de alto valor biológico. Uma coisa que ficou esquecida foi a noção de que ele é rico em proteínas, contém todos os aminoácidos essenciais e, ainda por cima, é muito barato. E pensar que um alimento extremamente saudável foi banido do cardápio, não é mesmo?? Afff....

Geeeente, a lista de qualidades do queridinho ovo é longa - e quase todos os nutrientes estão concentrados na gema, justamente a parte mais temida porque é onde também está a gordura nociva. A gema é fonte de ferro, sabia?? Pois é.... é fundamental para evitar a anemia. Também tem doses de uma tal substância chamada colina, que além de proteger o cérebro  a memória é muito importante para o desenvolvimento fetal. Na gema encontramos, ainda, ácido fólico, vitamina B6, dentre outras vitaminas. 

Agora vem a  informação bombástica: COMER OVOS NO CAFÉ DA MANHÃ AJUDA A EMAGRECER. Não acredita?? Continue lendo.... Tá grande o post, mas tá valendo a pena, não tá??
Pesquisadores estudaram dois grupos de mulheres: um consumiu ovos mexidos no café da manhã e o outro alimentos à base de carboidratos (pães, torradas, biscoitos). Quantidade de calorias sempre iguais. E o resultado foi: aquelas que optaram pelos ovos emagreceram 65% mais do que as outras e ingeriram 30% mais calorias no almoço. Os ovos oferecem uma sensação de saciedade maior e mais duradoura.

Então, é por tudo isso que: O OVO ESTÁ LIBERADO!! Pena que não podemos requerer indenização para quem sentiu sua falta no prato por tantos anos.

Agora é ir em busca do tempo perdido.... ops... do ovo né??? rsrsr
beijo light

3 comentários:

  1. Eu não como nunca, então... rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Fantástico!! Adoro ovo e estava sem comer no meu programa de reeducação por medo de engordar.... Não sabe o alívio que estou sentindo kkkkkkkkk. Vou tirar o atraso kkkkk

    ResponderExcluir