segunda-feira, 10 de junho de 2013

Engordar X Tristeza.... Qual a relação??

Boa noite, pessoas lindas do meu coração!!

Será que vocês já se fizeram a seguinte pergunta: "Como muito porque estou triste ou fico triste porque como demais??" .... Eu já me fiz várias vezes essa pergunta antes de dar início à minha Reeducação Alimentar combinada com Atividade Física.

Sabia que estudos recentes indicam que há uma estreita relação entre a depressão e a obesidade. Sabia que um mal pode levar ou outro e vice-versa. 

Ouvi que "a depressão está na balança e parece, bem acima do peso. A obesidade foi parar no divã, os quilos a mais estão recheados de tristeza e abatimento". Achei bem real isso!! Porque de certa forma sabemos que uma doença está intimamente ligada à outra. 
Em comparação com os magros, quem sofre com o excesso de peso tem até três vezes mais risco de, em alguma fase da vida, ficar deprimido. É uma via de dois rumos. O problema emocional pode ter como sintoma o aumento do apetite e, até mesmo, incontroláveis compulsões por comida. 

Quantas vezes já comemos demais e logo após nos arrependemos e ficamos com baixa auto-estima?? V.Á.R.I.A.S não é mesmo?? Essas são as chamadas farras alimentares.... Que simplesmente acabam com a gente. Então é por isso que precisamos tratar o nosso psicológico e as mudanças em nossas vidas devem acontecer de dentro para fora.

Cerca de 40% dos obesos tem o transtorno do comer compulsivo, o famoso "comer até passar mal". Quase sempre acaba desencadeando uma depressão. Triste realidade!!
A apatia, a sonolência, as dores no corpo, o desânimo e a fadiga, muitas vezes já existentes em decorrência do acúmulo de gordura no corpo, tornam-se mais frequentes e são absorvidos como características de personalidade pelo próprio indivíduo. Assim, a depressão está instalada. 

Surge, então o ciclo gorduro: a pessoa come para compensar a tristeza e, simultaneamente, a tristeza gera mais barriga. Por aumentar a circulação de cortisol (hormônio do estresse) e juntamente a vontade louca de comer carboidratos - doces, pães e massas. 

Então, podemos concluir, claramente, que tratando a depressão, a tristeza - a adesão ao tratamento do excesso de peso será bem melhor. E com maior êxito!!

Antes de se encher de cápsulas para mandar a tristeza embora, é bom conversar com o médico para averiguar as opções que não vão empurrar os quilos lá para cima. Exercício físico é fundamental. Ele eleva o gasto energético e melhora o humor. Com ele a depressão e a obesidade se transformam em cartas fora do baralho. 

Então.... vamos malhar.... colocar o corpo para mexer!!!
FICAREMOS MAGRAS E ALEGRES!!!

4 comentários:

  1. Ótimo post! Sabemos que é bem assim mesmo que a coisa anda: a gente come pq tá triste e fica triste pq comeu... Ciclo vicioso que tem que ser interrompido!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Menina, nem me fala, tô passando uma faze terrível, então ontem, pra aliviar os problemas comi um musse de maracujá giga, depois me arrependi de ter comido.
    Hoje vou pra academia, liberar endorfina de maneira saudável.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  3. É verdade,eu como pq to triste e fico triste depois q como e acabo comendo mais!

    ResponderExcluir
  4. Minha vida tá um caos! Não sei mais o que fazer. Não tenho vontade de fazer nada. Não sei quanto estou pesando (há muito tempo não me peso ). Meu marido pensa que é fácil emagrecer... Ele têm me tratado com desprezo. Disse que eu não me amo, então ele também não está me amando. Eu não amo o que me tornei, mas é claro que amo o que sou por dentro. Mas não consigo mais me olhar no espelho. Desculpa desabafar aqui. Mas meu coração está doendo tanto...

    ResponderExcluir