sexta-feira, 7 de junho de 2013

Sal - De tempero a inimigo

Você sabia que o nome do sal não é sal??? Esse é apenas o apelido dele!!! kkkkkk.... O nome dele de batismo é "cloreto de sódio". Chic né?? rsrs

Sabemos que além de ser um excelente conservante de alimentos, o sal realça o sabor das preparações como poucos ingredientes, não é mesmo? Mas, sabia que pitadas  além da conta devem ser vistas como verdadeiras vilãs. O exagero é que está por trás de problemas que vão desde o já bem estabelecido aumento da pressão arterial até a recém descoberta relação do sal com a asma. 

O sal está no mesmo patamar do açúcar, gordura saturada e trans, patamar este, das substâncias que precisam ser reduzidas da alimentação. Mas temos uma má notícia, nós, brasileiros, infelizmente, gostamos muito de exceder no tempero. A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é limitar o consumo entre 5 e 6 gramas por dia (5 ou 6 sachês de sal) - eu acho muito - mas como eu não tenho estudo no assunto, sou apenas uma curiosa, é melhor acreditar no que diz a OMS, né??? Aqui no Brasil alcançamos, com grande facilidade, 12 gramas, ou seja, o dobro do que é recomendado. Que absurdo, hein??

Sabia que reduzir o consumo de sal protege o coração, afasta a obesidade, garante, enfim, uma vida mais longa. Sem falar que o estômago e até mesmo os pulmões - quem diria - ficam bem longe de encrencas.
PRESTE ATENÇÃO!!
Além de tirar o saleiro da mesa, é importante prestar atenção no teor de sódio de alguns alimento:
  • 1 escumadeira de bacalhau seco = 12g (4.860mg de sódio)
  • 1 xícara de chá de carne seca = 2,3g (943mg de sódio)
  • 2 fatias grossas de presunto de porco = 1,5g (616mg de sódio)
  • 1 pão francês = 0,72g (290mg de sódio)
  • 1 punhado de 50g de batata frita industrializada = 0,37g (150mg de sódio)
Tá bom... tá bom... ninguém vai querer que sua vida se torne insossa, mas quanto mais economizarmos nas pitada, melhor será. 

ECONOMIZE NO PACOTE
Fique atento à quantidade de sal usada na preparação dos alimentos em sua casa. Vi um truquezinho em uma revista e vou passar para vocês, vamos lá. 
  1. Pegue como referência um pacote de sal de cozinha de 1 quilo;
  2. Divida a quantidade do pacote pelo número de pessoas que comem em casa.Para uma família de cinco pessoas, o resultado é de 200gramas para cada;
  3. Se o pacote acaba em um mês exato, divida o valor de cada pessoa por 30. No exemplo, se o produto durar o mês inteiro, cada pessoa dessa família de cinco pessoas ingeriu em média, 6 gramas diários.
Se o resultado em sua casa for parecido com o esse exemplo, maneirar será mais fácil, já que todos estão perto do ideal - recomendado pela OMS. Acontece que, além do sal usado na cozinha, temos que considerar aqueles gramas de sódio presentes nos alimentos industrializados. Uma dica é: olhem sempre os rótulos e tentem maneirar também nos item que capricham no sódio. 

NO LUGAR DO SAL
Use ervas e hortaliças. Elas ajudam seu paladar a enfrentar a fase de adaptação à comida menos salgada. 
  • Alho e cebola - excelente dupla lotada de substâncias protetoras das artérias.
  • Limão - Espremer limão na salada é uma forma de acrescentar mais vitamina C no dia a dia. A adstringência do limão ainda ajuda a espantar a vontade de comer sal. 
  • Ervas - Elas tem substâncias poderosas que contribuem para o bom funcionamento de todo o organismo. Use alecrim em carnes, cebolinha no arroz, o coentro na salada, o manjericão nas massas e não se esqueça da pimenta. Abuse da imaginação. 
fonte:  Revista Saúde

8 comentários:

  1. Eu amo Sal! Pra mim tudo tinha que ter Sal, sempre mais Sal, até antes de eu começar minha RA e AF! Agora eu fujo dele! hahaha
    Muito bom seu post!!!
    Beijosssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foge mesmo, Mari!!! Ele é terrível para nossa saúde, para nosso emagrecimento e para nosso bem estar.
      Obrigada pelo apoio.
      beijo

      Excluir
  2. Amiga, realmente o sal é um grande vilão, temos que reduzir ao máximo.
    Nota 10 para seu post.
    Bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,Ana!!
      Sabemos que faz mal, né? Mas temos que relembrar sempre! Faz mal demais!
      beijos

      Excluir
  3. Ótimo post! Eu evito muito o sal em casa, mas confesso que não controlo os industrializados! Nós q adoramos os lights acabamos caindo na armadilha de produtos lotados de sal!
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Vivi.
      Eu tb. Em casa quase não usamos sal. Mas infelizmente os light possuem uma substância muito chatinha.... o sódio. Mas como o recomendado pela OMS são de 5 a 6gr de sal por dia. Algo que evitando sal em casa. A quantidade consumo pode ser controlada. É claro que não se pode retirar completamente o sódio da nossa alimentação... ninguém quer consumir comida sem graça. Mas o controle já é um grande passo.
      bjs

      Excluir
  4. Otimaas dicas amiga essas informações sobre o sal sao otimas eu amoo sal mas vou começar a diminuir entao neh. Porque é tensoo
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, amiga!!! O sal é um grande vilão da nossa saúde!!! É terrível... Comece a diminuir... e bastante. Com os temperos certos em breve não sentirá mais falta. ;-)
      beijo light

      Excluir