terça-feira, 28 de maio de 2013

Você realmente sabe se pesar?

A balança é um grande estímulo para a sua dieta, quando bem usada. 

Mas você acha que é só subir nela e ver quanto o ponteiro está marcando? Não, não é bem assim. Você precisa aprender algumas regrinhas básicas para que o resultado seja válido. 

Qual a frequência ideal para se pesar?

O ideal é uma vez por semana. Porque isso ajuda a estabelecer limites e disciplinas na sua dieta, mas preferencialmente, leva a resultados reais. Pesar-se com muita frequência pode levar a informações falsas, porque uma dieta segura é aquela em que você perde entre 1 e 2kg por semana, no máximo. Pesar-se a todo instante pode fazer com que vários fatores extras, muitas vezes imperceptíveis, alterem o resultado. 

Onde se pesar?

Sempre na mesma balança, e de preferência, em casa. Porque a regulagem das balanças varia de uma para outra. Muitas coisas podem desregular uma balança. Imagine que balança é igual a relógio: nem todos marcam sempre a mesma hora. Assim. se você se pesa em balanças diferentes, o resultado pode não ser verdadeiro. Se puder, compre uma balança caseira, só pra você. 

Quando se pesar?

De manhã cedo, sempre que possível. Por vários motivos: menos líquido acumulado no organismo; digestão já feita durante a noite; possibilidade de se pesar sem roupa, o que garante que o peso aferido é unicamente o do seu corpo. Em resumo, pela manhã você tem a oportunidade de se livrar de pesos extras: indo ao banheiro e pesando-se sem roupa. 

Quando não for possível pesar-se dessa forma, o que fazer?

Tente compensar as lacunas. Porque só assim você poderá confiar no resultado e não se sentir desestimulado(a) a continuar. 
  • Se você não tem balança em casa: escolha um local na rua que seja confiável (sempre o mesmo!), como uma boa farmácia, a balança da academia, a casa de um amigo que cuida bem do aparelho. 
  • Se você não pode se pesar sem roupa: escolha sempre a mesma roupa, ou ao menos o mesmo tipo de roupa. E que ela seja o mais leve possível. Tire o que puder (mesmo que esteja frio!): procure ficar de manga curta. evite sapatos pesados, como botas ou tênis (se der, fique descalço), deixe a bolsa de lado, retire acessórios como echarpes, casacos, etc.
  • Se não puder ser pela manhã: escola outro horário do dia e procure mantê-lo, mas evite estar com a bexiga ou o estômago cheio. A digestão influência muito.

Deve ser considera gramas ou quilos perdidos?

Considere apenas diferenças a partir de meio quilo, melhor ainda: a partir de 1kg. Porque menos do que isso é indiferente numa dieta de emagrecimento. Para você ter uma ideia, ingerir uma daquelas garrafinhas de água de 300ml. aumenta seu peso em 300gr, a equivalência da água é de 1 grama para cada 1ml. O melhor de tudo, é de fato, levar em conta cada quilo perdido. Tenha disciplina de se pesar a cada 7 dias, no mínimo. Considere resultados semanais. Pode ter certeza de que isso vai gerar menos ansiedade. 

Lembre-se, existem dois aliados que ajudam você a verificar se sua balança está se comportando direitinho e se você está atingindo seu objetivo de pesagem: seu espelho e seu guarda-roupa! Com os três juntos, não tem erro!!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário